pos graduacao
Dislexia (do grego Δυσλεξία, dis- distúrbio, lexis palavra) é um transtorno de aprendizagem específico da leitura, caracterizado por dificuldade de reconhecimento de letras , decodificação e soletração de palavras, decorrencia de um compromentimento no desenvolvimento de habilidades fonologicas.
A dislexia causa grande dificuldade na leitura e problema na escrita. Essas dificuldades provocarão prejuizos desde a alfabetização até a idade adulta e, por isso, merecem atenção especial de educadores e pais.
O ato de ler é um processo complexo e depende de uma rapida e fluente decodificação com reconhecimento dos grafemas (letras) que formam as palavras. Basicamente pode ser dividido em duas grandes funções: a atividade de análise, através da qual ocorre a associação letra-som (decodificação) e o reconhecimento de palavras, com acesso a seu significado; e o processo de construção , no qual ocorre a formação de frases e o acesso a seus significados, à compreensão dos enuciados e a relação como conhecimentos prévios.
Criança com dislexia apresentam dificuldade na primeira função, na atividade de análise. Elas nao conseguem associar um letra a seu som, então dessa forma, apresentam dificuldade em identificar fonologicamente esses símbolos. Além disso, o processo de construção de frases é prejudicado pelo esforço despendido para se agruparem as diferentes letras, com diferentes sons para se formarem as palavras.
O dislexico achará complicado analisar conteudos, poderá apresentar leitura lenta, com dificuldade, por exemplo, para: ler legenda numa tela de cinema