arroba
Atualmente, é amplamente usada na informática (entre outros usos) para indicar a localização de endereços de correio eletrônico, de forma que o endereço fulano.de.tal@servidor.com indica o utilizador fulano.de.tal no domínio servidor.com.
Índice [esconder]
* 1 História * 2 Uso moderno o 2.1 Computação o 2.2 Neutralidade de gêneros o 2.3 Outros * 3 Codificação * 4 Nomes * 5 Referências * 6 Ver também * 7 Ligações externas
História[editar | editar código-fonte]
Evidência do uso de @ para o termo "à".
Uma evolução teórica da arroba.
Sinal usado na "taula de Ariza" (1448)
Há diversas teorias sobre a origem do símbolo, que remontam uma origem caligráfica, e logo tipográfica. Entre as mais antigas, era um símbolo mercantil para abreviar "cada uma a", de forma que "12 maçãs @ $1" custariam $12, $1 por cada. Também há referências sobre a abreviação da preposição grega ανά. Ou ainda, a abreviação de monges medievais para a palavra latina ad seguida dum numeral, por questões de economia de tinta e papel.[1] Um acadêmico italiano alega ter identificado a origem do símbolo na renascença italiana, num documento assinado por Francesco Lapi em 4 de maio de 1537.[2] O documento é sobre um comércio feito com Pizarro, mais especificamente o preço duma @ de vinho no Peru; nesse contexto, @ significava ânfora (em italiano: anfora; em espanhol: ánfora).
Outra origem vem do normando "à", significando "cada", de forma que 2 x à £5.50 = £11.00". O símbolo é usado em francês e sueco, e nessa visão ele seria uma forma estilizada de à que evita levantar a mão ao escrever o símbolo.
O historiador aragonês Jorge Romance