Portugues - Resumo de "Felicidade Clandestina" de Clarice Lispector
Felicidade Clandestina
Felicidade Clandestina é um conto de um livro também chamado Felicidade Clandestina. Esse livro reúne 25 contos da escritora Brasileira Clarice Lispector. Nesse conto e nos outros que Clarice Lispector escreveu, existe uma prosa intimista (prosa onde a ação é mais interna do que externa). O ambiente, a descrição das personagens e o enredo são pouco relevantes nos contos desta autora, pois a maior riqueza nesta obra é a interioridade das personagens. Clarice Lispector, neste conto, trabalhou muito numa narrativa chamada “narrativa epifânica”. Epifania é quando a personagem têm uma perceção súbita da realidade em que vive.
A personagem principal do Conto, “ a narradora “, que adorava ler, descobre subitamente, através da mãe, que a amiga nunca tinha emprestado o livro a ninguém e que esteve sempre em sua casa. Desta forma, através de um facto ordinário e inesperado, a narradora descobre subitamente que a amiga sempre a enganou. Posteriormente, a mãe decide emprestar o livro à narradora pelo tempo que ela quisesse. A narradora ficou muito feliz por finalmente poder ler o livro.
O ponto central deste texto é o conceito de felicidade.
Uma vez que ela já podia ficar com o livro pelo tempo que quisesse, ela deixa-o no quarto e finge que não o tem, só para depois ter o susto de o ter. Dessa forma, a sua felicidade é “clandestina”, ou seja, oculta, secreta, uma vez que nem ela mesma pode entender a sua felicidade para que essa não acabe.