portugal
Política:
. 23/Jan: Cavaco Silva é reeleito presidente da república com 52,94% dos votos, derrotando Manuel Alegre (19,75%), Fernando Nobre (14,1%), Francisco Lopes (7,14%), José Manuel Coelho (4,5%) e Defensor Moura (1,57%).
. 12/Mar: O protesto da "Geração à rasca" junta entre 160 e 280 mil pessoas nas ruas de Lisboa, Porto e em diversas outras cidades.
. 23/Mar: O primeiro ministro José Sócrates apresenta a sua demissão após um novo plano de austeridade designado por PEC4 ter sido chumbado no Parlamento por todos os partidos da oposição.
. 25/Abr: As cerimónias do 25 de Abril reuniram os três antigos presidentes da República numa cerimónia de Belém. Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva, uma reunião inédita, fizeram discursos centrados na crise económica e política do país.
. 05/Jun: Realização de eleições legislativas vencidas pelo PSD com 38,6% dos votos. O PS com 28% dos votos é o grande derrotado do dia.
. 24/Nov: CGTP e UGT unem-se na organização de uma greve geral contra as medidas de austeridade do Governo.
Economia:
. 26/Jan: A Portugal Telecom formaliza a compra de 25,6% da operadora brasileira Oi por 3,7 mil milhões de euros, naquela que é a maior aquisição alguma vez realizada por uma empresa nacional.
. 11/Mar: O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, anuncia o PEC IV, um novo pacote de medidas de austeridade para tentar suster a crise financeira.
. 06/Abr: O primeiro-ministro demissionário, José Sócrates, anuncia que o Governo fez um pedido de assistência financeira à Comissão Europeia para garantir condições de financiamento a Portugal e ao sistema financeiro do país.
. 12/Abr: Uma missão técnica da Comissão Europeia, BCE e FMI, conhecida como 'a troika', chega a Portugal para iniciar negociações sobre o programa de ajuda financeira ao país.
. 05/Mai: A UE e o FMI concedem a Portugal um crédito de 78 mil milhões de euros, em troca de um plano de austeridade.
. 30/Jun: O Governo anuncia a criação de um