Porto do Rio Grande
Figura 01 – Porto do Rio Grande
Com o calado de 40 pés, as condições operacionais privilegiadas, e a excelente profundidade que é superior aos dos portos argentinos, uruguaios e catarinenses, o porto é um ótimo ponto para transbordo de contêineres e completamento de carga de granéis dos países da bacia hidrográfica do Prata.
O Cais público do Porto Novo, com um calado de 31 pés, e 2 quilômetros de extensão oferece uma disponibilidade de atracação invejável.
Figura 02 – Porto Novo
Outra grande vantagem do Porto do Rio Grande é a disponibilidade de malhas modais diversificadas e bem distribuídas no território do Rio Grande do Sul. Com uma excelente oferta de infraestruturas de transporte, compreendendo os modais rodoviário, hidroviário, ferroviário e aeroportuário, os caminhos que levam ao porto gaúcho estão em estado de conservação considerado dos melhores no cenário nacional. A multimodalidade do Porto do Rio Grande é um importante fator na redução de custos e no aumento da eficiência logística, agregando maior valor às mercadorias que passam por suas instalações.
2. Histórico de Evolução do Porto
O início da construção do Porto Velho do Rio Grande ocorreu no ano de 1869, sendo que sua inauguração foi realizada em 11 de outubro de 1872. A implantação do Porto Novo, por sua vez, foi iniciada no dia 2 de junho de 1910, tendo o mesmo entrado em