PORTO DE RIO GRANDE
Quando o Porto do Rio Grande foi construído? O primeiro registro da entrada de uma embarcação na Barra do Rio Grande é de 1737, quando o Brigadeiro José da Silva Paes chegou para iniciar o povoamento desta região que passou a ser conhecida como Rio Grande de São Pedro ou São Pedro do Rio Grande. A partir dessa data iniciou-se o desenvolvimento da hoje conhecida cidade do Rio Grande e de seu porto. As atividades portuárias tinham como o local a margem da Laguna dos Patos na área central da cidade, onde hoje está localizado o Porto Velho.
Foi então que em 1846 se tomou a primeira providência oficial para melhorar a segurança da navegação, quando o Governo Imperial criou a Inspetoria da Praticagem da Barra do Rio Grande. Após esta providência, reduziram-se consideravelmente os acidentes na Barra.
Em 1869 o Governo Imperial começou a construção do primeiro cais que se tem conhecimento denominado cais da Alfândega, com 93 metros de extensão, e que foi concluído em 11 de outubro de 1872, surgindo assim os primeiros passos para a constituição do hoje conhecido Porto Velho. Posteriormente, o Governo Provincial, por conta do município mandou construir o cais localizado na rua Riachuelo (Porto Velho), numa extensão de 512 metros, a partir do cais da Alfândega até a rua Almirante Barroso. No decorrer da construção daquele cais, foi incluída a construção de um novo trecho de cais, iniciando na rua dos Andradas, junto ao cais da Alfândega até a rua General Neto, com um total de 200 metros de comprimento.
Mais tarde, em 1º de março de 1915 foi inaugurada uma das mais importantes obras do porto rio-grandino os Molhes da Barra. No mesmo ano, também foi concluída a construção do Porto Novo, que entrou em funcionamento no dia 15 de novembro. Em 1970, pela dragagem do canal de acesso da Barra para navios calando até 40 pés e pela incorporação da área de expansão