portifólio
As causas para a eclosão da Primeira guerra mundial: neocolonialismo, nacionalismo e o desenvolvimento tecnológico
Castanhal
2014
Sandro farias do carmo
As causas para a eclosão da Primeira guerra mundial: neocolonialismo, nacionalismo e o desenvolvimento tecnológico
Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas História Contemporânea, Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de História, História da África e Seminário VI.
Professores: Cyntia Simioni França, Fábio Luiz da Silva, Taise Ferreira da Conceição Nishikawa e Reinaldo Benedito Nishikawa.
Castanhal-Pa
2014
INTRODUÇÃO
A segunda metade do século XIX ocorreu um processo chamado de imperialismo europeu que, fundamentava uma complexa atividade de dominação dos países industrializados da Europa perante as regiões da África e Ásia, em busca de mercados consumidores e de matéria prima. Isto acarretou em uma atividade de concorrência entres essas potências industriais, resultando anos depois em um dos motivos que justificou o início da Primeira Guerra Mundial. Dessa forma, também ocorreram outros motivos como a ideologia exacerbada do nacionalismo dos países industriais europeus, assim como, o desenvolvimento das tecnologias em prol da defesa da soberania nacional desses países, em virtude da eminente ameaça do início do conflito entres as nações. O presente estudo objetiva a compreensão desses fatores para com o professor de História, oferecendo referências teóricas, por meio de citações e indicações de autores que corrobora para um aprofundamento teórico, contribuindo para a elaboração do plano de aula e por fim, facilitando para a compreensão dos discentes sobre as nuanças da Primeira Guerra Mundial.
DESENVOLVIMENTO
O final do século XIX e o início do século XX ocorreram transformações significativas na esfera ideológica,