Portifólio
RA: 1112024
IMPERIALISMO E CAPITALISMO
VITÓRIA
2014
PATRIK BOZETTI
RA: 1112024
IMPERIALISMO E CAPITALISMO
Atividade da Disciplina de Geopolítica do Curso de Graduação de Licenciatura em Geografia do Centro Universitário Claretiano, Batatais, apresentado a Prof°.Eliana Do Pilar Rocha.
VITÓRIA
2014
Imperialismo e Capitalismo
1 Quais eram as características e condições do novo colonialismo e / ou imperialismo que a Europa impôs para o mundo no século XIX e XX? Quais as principais diferenças em relação ao colonialismo do século XV e XVI?
As características e condições do novo colonialismo ou imperialismo imposta pela Europa no século XIX e XX, foram as Metrópoles Hegemônicas: Inglaterra, França, Bélgica, Itália e Alemanha, cujas áreas de exploração e dominação foram a África e a Ásia, que no processo anterior de colonização que ainda não havia sido ocupada desta forma pelos europeus. Sendo assim apenas algumas regiões desses continentes encontravam-se ao sistema mercantilista por meio do fornecimento de escravos (África) e especiarias (Ásia).
As características econômicas desta época foram a Revolução Industrial, as potências europeias tinham necessidade de mercados consumidores, matérias primas, essências para a indústria, como petróleo, ferro, carvão, áreas para abrigar os excedentes populacionais no continente europeu, além de facilidades para investimentos de capitais ociosos, especialmente no setor de ferrovias.
Como características culturais do século XIX e XX, os europeus procuravam justificativas ideológicas para a ocupação do território coloniais por meio de ação “civilizadora” das missões religiosas, sobretudo da ação protestante, além disso, outro elemento cultural de grande utilização foi a ciência natural, com a conquista cientifica do Positivismo e do Darwinismo, que fundamentaram as ideais preconceituosas e de superioridade de raças em relação