Determinação dos aços
Objetivo
O objetivo de pesquisa desse trabalho consiste em determinar se, expostos a variações de temperaturas, os aços ABNT 1010 e o aço ABNT 1045, ambos normalizados, apresentam ou não uma transição dúctil frágil. E no caso de sucesso, determinar a temperatura em que o fenômeno ocorre.
Normalização dos aços
A normalização do aço consiste no aquecimento do mesmo a uma temperatura acima da zona crítica, os corpos de prova aço 1045 serão aquecidos a 900ºC e o aço 1010 a 925ºC por 25 minutos em um forno à vácuo, que impossibilitará a oxidação dos corpos de prova e na sequência serão resfriados no ar. Buscando refinar a granulação grosseira de peças de aço fundido principalmente, e também em peças depois de laminadas ou forjadas.
O teste de dureza:
Defini-se a dureza sendo como a medida de resistência que um materal sofre, devido as ações mecânicas sobre sua superficie, resistência à penetração, à deformação plástica e ao risco.
Os métodos mais utilizados para determinação de dureza são:
-Brinell: consiste em comprimir lentamente uma esfera de aço temperado, de diâmetro D, sobre uma superfície plana, polida e limpa de um metal, por meio de uma carga F, durante um tempo t, produzindo uma calota esférica de diâmetro d.
- Rockwell: nesse ensaio é levado em consideração a profundidade que o penetrador atingiu, descontando a recuperação elástica, devido à retirada da carga maior, e a profundidade atingida que é devida à carga menor.
- Vickers: é um ensaio em que um penetrador de diamante em forma de pirâmide de base quadrada e ângulo entre faces de 136° é comprimido contra a peça a ensaiar por uma força pré-determinada.
No nosso experimento vamos utilizar o teste de dureza Rockwell B, com penetrador esférico de 1,5875 mm e carga de 100kg.
Ensaio de impacto:
Nesse teste é avaliado a