DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO DO AÇO
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
ENSAIO Nº 4
DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO DO AÇO
(NBR 6162/96 e NBR 7480/96)
Palmas – TO
2013
MARCOS DEUTERONÔMIO
DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA A TRAÇÃO DO AÇO
(NBR 6162/96 e NBR 7480/96)
Relatório de Ensaio, apresentado como parte das exigências para compor o Grau 2 da Disciplina de Materiais de construção Civil – Turma 0524, ministrada pelo Prof. Miguel Angelo De Negri.
Palmas – TO
2013
Sumário
1. Introdução
O ensaio de tração é considerado um dos mais importantes dos ensaios de resistência dos materiais, pois é de fácil execução e reprodução.
Esta propriedade de um determinado material de resistir à tração é de suma importância no desenvolvimento de peças e estruturas em geral. Tendo conhecimento da carga que será aplicada à estrutura e do módulo de elasticidade do material, pode-se determinar o dimensionamento correto para esta estrutura.
Neste ensaio, submete-se o corpo de prova de um determinado material a um esforço que irá provocar um alongamento ou esticamento do mesmo. Este ensaio é feito em uma máquina universal de ensaios que aplica esforços crescentes no corpo de prova, com as medidas de deformação sendo analisadas em um aparelho à parte. É importante destacar que o corpo de prova é padronizado, tornando possível a comparação entre diversos ensaios.
Para que os valores obtidos no ensaio possam ser utilizados de forma comparativa, é necessária a utilização de uma norma que caracteriza as dimensões do corpo de prova e equipamentos utilizados.
2. Objetivos
No dia 05 de Novembro de 2013, no laboratório de Materiais e Estruturas do CEULP/ULBRA, foi realizado um ensaio laboratorial que teve por objetivo avaliar a resistência a tração do aço.
3. Materiais
02 corpos de prova;
01 prensa hidráulica EMIC – DL 30000
Paquímetro digital.
4. Metodologia
Para