Determinação da Resistência a Tração no Aço
ENSAIO DE DETERMINAÇÃO DA RESITÊNCIA À TRAÇÃO NO AÇO
Turma 0521 – Palmas/TO
2014
Jonathas Dias de Sousa
ENSAIO DE DETERMINAÇÃO DA RESITÊNCIA À TRAÇÃO NO AÇO
Relatório apresentado como requisito parcial para formação de nota alusiva a G2, referente à unidade curricular Materiais de Construção de Engenharia Civil, ministrada pelo Prof.º Miguel Negri.
Orientador: Prof.º Miguel Negri
Palmas
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO 5
2. OBJETIVO 6
3. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 7
3.1 Equipamentos e materiais utilizados 7
3.2 Procedimentos de execução do ensaio 7
3.3 Análise de resultados 7
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1. INTRODUÇÃO
O aço é um dos materiais mais utilizados na construção civil podendo ser encontrado desde as esquadrias a estruturas metálicas. Mas é no concreto armado, um dos materiais mais importantes da construção civil moderna, que encontramos o seu valor.
O aço tem como principal propriedade a alta resistência à tração. Isso associado à resistência a compressão do concreto simples, faz do concreto armado um material de ampla aplicação e alta resistência mecânica.
Dado a essa característica do aço, é de extrema necessidade, antes do desenvolvimento de um projeto e escolha de um produto para execução da obra, saber os esforços máximos que um aço pode alcançar sem sofrer alterações que poderia desestabilizar a estrutura.
2. OBJETIVO
Este ensaio tem por objetivo determinar a resistência à tração no aço com base nas diretrizes estabelecidas na NBR 6152/2002 e NBR 7480/2007.
3. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
3.1 Equipamentos e materiais utilizados
2 corpos de prova de aço de diferentes espessuras cada;
Paquímetro;
Prensa hidráulica Emic 30.000;
Régua.
3.2 Procedimentos de execução do ensaio
Medem-se as dimensões do corpo de prova que devem ser inseridas no sistema de operação da prensa hidráulica. Coloca-se o