Determina O Da Resist Ncia Tra O Do A O
Palmas
2014
DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO DO AÇO
Relatório apresentado como requisito parcial da disciplina de Materiais de Construção Civil, do Curso de Engenharia Civil, no Centro Universitário Luterano de Palmas, sob orientação do Professor Miguel Angelo de Negri.
Palmas
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 4
3. EQUIPAMENTOS UTILIZADOS 5
4. METODOLOGIA 6
5. CÁLCULOS E RESULTADOS 7
6. CONCLUSÃO 8
7. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 9
1. INTRODUÇÃO
Este é o quarto ensaio da disciplina de Materiais de Construção Civil da turma 0520, e tem por objetivo determinar a resistência à tração do aço. Este ensaio foi realizado no dia 13 de novembro de 2014, no laboratório de Materiais e Estruturas do CEULP/Ulbra.
Os aços diferenciam-se entre si pela forma, tamanho e uniformidade dos grãos que o compõem e, é claro, por sua composição química. Esta pode ser alterada em função do interesse de sua aplicação final, obtendo-se através da adição de determinados elementos químicos, aços com diferentes graus de resistência mecânica, solvabilidade, ductilidade, resistência à corrosão, entre outros. De maneira geral, os aços possuem excelentes propriedades mecânicas: resistem bem à tração, à compressão, à flexão, e como é um material homogêneo, pode ser laminado, forjado, estampado, estriado e suas propriedades podem ainda ser modificadas por tratamentos térmicos ou químicos. Suas propriedades são de fundamental importância, especificamente no campo de estruturas metálicas, cujo projeto e execução nelas se baseiam. Não são exclusivas dos aços, mas, de forma semelhante, servem a todos os metais. Em um teste de resistência, ao submeter uma barra metálica a um esforço de tração crescente, ela irá apresentar uma deformação progressiva de extensão, ou seja, um aumento de comprimento (FERRAZ, 2003).
2. OBJETIVO
Determinar a resistência à tração do aço, de