Apresenta O Metodolofia De Lingua Portuguesa
1972 palavras
8 páginas
Centro de Educação a DistânciaUniversidade Anhanguera – Uniderp
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA
5º Semestre - Pedagogia
Professor Tutor a Distância:Ludmilla Cristina Sauhi
Franciele Da Silva RA: 6723307272
Raquel Kroeff Borges RA: 5319978753
Passo Fundo /Rio Grande do Sul
Abril - 2014
Introdução
Este trabalho tem como objetivo, pontuar as principais diferenças entre linguagem verbal e escrita, a fonética e suas alterações, variações linguísticas, problemas da língua convencional, linguagem e comunicação, a importância e o poder da linguagem, e seus gêneros literários. Como também apresentar os preconceitos que envolvem a linguística.
Dominar a linguagem oral e escrita é imprescindível para o exercício da cidadania. É através do domínio da língua que o indivíduo constrói conhecimentos, adquire condições efetivas de se expressar, defender suas ideias, compartilha seus saberes, formula perguntas, articula respostas; enfim, amplia sua visão de mundo para poder atuar como sujeito ativo na sociedade e assim marcar uma posição de ordem social dentro do contexto cultural em que vive.
Principais diferenças entre a linguagem verbal e escrita
Linguagem Verbal: Há uma tendência a informalidade. Quem fala tende a ser espontânea
e há uma certa agilidade no raciocínio, fazendo com que não haja, muitas vezes uma preocupação formal e estética no discurso. Por conter muitas rupturas, a linguagem oral não privilegia o conteúdo e sim a informação. O discurso pode conter vícios de linguagem, repetição, erros, falta de vocabulário. A linguagem oral pode contar com a ajuda da entonação de voz, fluência, gestos, pausas, expressão facial/ corporal. É preciso que se estabeleça um contato direto entre as partes: alguém que fala e alguém que escute.
Linguagem Escrita: É um sistema rígido e disciplinado. O texto priva por uma elaboração
mais trabalhada, com conteúdo, forma, sentido e de acordo com suas regras. Há sempre preocupação com a excelência do texto,