Gastrite Nervosa
A gastrite é uma inflamação mucosa nas paredes do estômago. A gastrite causa uma sensação de queimação no estômago e pode ocorrer até sangramentos digestivos. Existem vários tipos de gastrites e uma dela é a gastrite nervosa.
Existem certa diferenças entre os dois tipos de gastrite, uma é que a gastrite clássica atinge diretamente a mucosa do estômago o que causa uma inflamação, já a gastrite nervosa não causa nenhum dano aparente nas paredes do estômago, o que fica mais difícil diagnosticar.
Os sintomas de gastrite nervosa são os mesmos, o paciente reclama de dor no estomago e queimação e podem ser acompanhados de vômitos e náuseas.
A gastrite nervosa é uma inflamação no estômago causada ou influenciada por questões emocionais, como estados de stress, ansiedade ou nervosismo, que ataca principalmente mulheres jovens.
Segundo os médicos, 7 a cada 10 pacientes que os procuram por causa de gastrite, tem gastrite nervosa. Esse é um número geral, se vamos analisar as taxas de jovens, esse número sobe para 9. Infelizmente segundo os dados, os médicos informam que o número maior de pacientes com gastrites nervosa são mulheres.
Causas
Na gastrite clássica as causas podem ser pela bactéria Helicobacter pylori, uso frequente e prolongado de medicações, como também pela ingestão excessiva de bebidas alcoólicas. Já na gastrite nervosa a principal causa como o nome já diz são os nervos. Situações onde está a prova o emocional é a causa da gastrite nervosa.
Sintomas de gastrite nervosa
Os sintomas da gastrite nervosa são:
• Dor de estômago;
• Saciedade precoce que muitas vezes impede o final da refeição;
• Má digestão descrita pela sensação de que a refeição se mantém no estômago muito tempo;
• Náuseas;
• Azia;
• Arrotos frequentes.
Estes sintomas podem surgir a qualquer momento, mas intensificam-se em períodos de stress ou ansiedade.
Tratamento para a gastrite nervosa
A gastrite nervosa não traz riscos à saúde, mas pode ser evitada com algumas mudanças nos