Materiais de Construção
Comparecemos ao laboratório de Materiais e Estruturas do CEULP/ULBRA, no qual no “III ENSAIO” avaliamos a Determinação da resistência às fibras da Madeira, e já no “IV ENSAIO” avaliamos a Determinação à tração do Aço.
III ENSAIO:
A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções. É um material orgânico, sólido, de composição complexa, onde predominam as fibras de celulose e hemicelulose unidas por lenhina.
Foi apresentado dois Corpos de Prova, sendo Jatobá e Angelim Pedra, para a realização dos testes na prensa hidráulica. IV ENSAIO:
Aço é uma liga metálica composta principalmente de ferro e de pequenas quantidades de carbono (em torno de 0,002% até 2%). Os aços estruturais para construção civil possuem teores de carbono da ordem de 0,18% a 0,25%. Entre outras propriedades, o aço apresenta resistência e ductilidade, muito importantes para a Engenharia Civil.
Como o concreto simples apresenta pequena resistência à tração e é frágil, é altamente conveniente a associação do aço ao concreto, obtendo-se o concreto armado.
Este material, adequadamente dimensionado e detalhado, resiste muito bem à maioria dos tipos de solicitação. Mesmo em peças comprimidas, além de fornecer ductilidade, o aço aumenta a resistência à compressão.
2 – OBJETIVOS:
- Determinar a resistência às fibras da madeira;
- Determinar a resistência à tração do aço;
3 – EQUIPAMENTOS:
No III Ensaio foram utilizados os seguintes equipamentos:
• Prensa hidráulica PC 200;
• Pedaço de madeira Jatobá com dimensão 52x52,7x153,20;
• Pedaço de madeira Angelim Pedra com dimensão 49,1x50,4x153,70;
• Paquímetro;
No IV Ensaio usamos:
• Vergalhões de aço com dimensões de 31,20 e 30,10 (cm).
• Paquímetro;
• Prensa hidráulica EMIC DL 30.000;