Portifólio resumo o príncipe
CAPÍTULO I QUANTOS TIPOS DE PRINCIPADOS EXISTEM E COMO ELES SÃO ADQUIRIDOS
Somente Repúblicas e Principados têm poderes sobre os homens. Principados podem ser hereditários ou Novos. Esses domínios estão acostumados a viver sob o comando de um príncipe, ou livres. Eles são conquistados pelo próprio príncipe pela fortuna ou habilidade.
CAPÍTULO II CONCERNENTE AOS PRINCIPADOS HEREDITÁRIOS
Há dificuldades em manter estados hereditários, principalmente se o povo já estiver acostumado com a família. Basta seguir os antigos preceitos e não mudar nada drasticamente para que o estado mantenha-se. Com o passar do tempo, antigas atitudes são esquecidas e substituídas.
CAPÍTULO III CONCERNENTE AOS PRINCIPADOS MISTOS
Nos principados mistos começa a complicação. Já que os homens sempre querem mudar seus governantes, na esperança de melhorias, o que faz a luta entre o povo e o governo, entretanto o governo vai de mal a pior. Ao caminho, haverá inimigos que você feriu, em busca do principado e não manterá os amigos, pois nunca estarão satisfeitos com seu governo. Contar com o apoio da população é essencial. Conquistar principados com idiomas diferentes é muito difícil a não ser que o príncipe comece a residir ali.
CAPÍTULO IV
Existia dois modos de governar o principado, um modo com um príncipe generoso que nomearia assistentes os auxiliando. E um príncipe com barões, em que não eram reconhecidamente superiores, entretanto havia o respeito. O primeiro estado é difícil de ser tomado, mas caso consiga deve exterminar toda a família do príncipe, pois mais ninguém terá prestígio e você será temido. O segundo é um pouco mais inseguro e sempre será instável. Mantê-lo é muito difícil.
CAPÍTULO V CONCERNENTE À FORMA DE GOVERNAR CIDADES OU PRINCIPADOS QUE VIVIAM DE ACORDO COM AS SUAS PRÓPRIAS LEIS ANTES DE SEREM ANEXADOS
Os estados conquistados que vivem sob