Portifolio
O ENSINO DA GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUÇAO PARA FORMAÇAO DA ETICA E CIDADANIA
TRABALHO SOLICITADO PELA PROFESSORA ADELIA PINHEIRO COMO AVALIAÇAO PARCIAL DA DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO GEOGRAFICO
ABRIL/2013
INTRODUÇÃO
A busca por alternativas metodologias que levam o aluno compreender o mundo, se faz necessária, o excesso de aula expositiva vem desmotivando o aluno.
Podemos perceber que existe uma relação de poder que delega a educação. Onde vemos uma classe social marcada por desigualdades, onde poucos têm acesso a uma educação de qualidade, e esse pouco detém o poder, e procura manter “Status”. O artigo 205 da constituição Federal, diz Educação direitos de todos e dever do Estado e da família. Em 1996. A educação ganha uma nova aliada a L.DBN.
Lei de diretrizes e bases da educação Nacional que traça as metas para a educação do Brasil em vários artigos a mesma demonstra preocupação com uma educação mas abrangente que desenvolve a autonomia do aluno, do aprender e da aprendizagem continuada, observamos que apesar de tantos avanços na legislação a favor da educação e que tem ocorrido o inverso, onde nem sempre nossas escolas tem se preocupado em formar nossos alunos nessa direção. Vemos que as escolas tem se preocupado em preparar o aluno para o vestibular e para o mercado de trabalho, esquecendo o plano de a formação cidadã.
Destacamos a importância da preparação da aula de campo. Segundo Sansolo em 1996 há 3 aspectos que devem ser levados em considerações na execução geográfica.
O lúdico a Sociedade e o avaliativo o lúdico porque a áreas de trabalho favorecem atividades de lazer. Sob forma de boner, jogos etc. A sociabilidade se dá pela maior descontração entre os alunos e professores; mostrando valores ausente sendo vivenciados com; fraternidade partilha e sociedade.
A avaliação pode ser feita como registro de relatórios painéis com fatos que ilustre a execuções observadas durante as execuções. Para Delgado de