Prototipação
É uma abordagem baseada numa visão evolutiva do desenvolvimento de software, afetando o processo como um todo. Esta abordagem envolve a produção de versões iniciais de um sistema, com o qual pode-se realizar verificações e experimentos, com intuito de avaliar algumas de suas características antes que o sistema venha realmente a ser construído, de forma definitiva.
Utilizada como uma maneira de se obter informações e apresentá-las aos usuários. O protótipo vai sendo melhorado até atingir o objetivo final, ou seja, até que o mesmo atinja o sistema.
2.0 - Objetivos da Prototipação
Entender os requisitos do usuário e, assim, obter uma melhor definição dos requisitos do sistema;
Possibilitar que o desenvolvedor crie um modelo (protótipo) do software que deve ser construído;
Seu uso é apropriado quando o cliente não definiu detalhadamente os requisitos.
3.0- TIPOS DE PROTOTIPAÇÃO
3.1 - PROTOTIPAÇÃO EVOLUCIONÁRIA
A prototipação evolucionária se baseia na idéia de desenvolver uma implementação inicial, expondo-a aos comentários dos usuários e aperfeiçoando-a ao longo de muitos estágios, até que um sistema adequado tenha sido desenvolvido, ou seja é refinado e através de varias etapas até atingir o sistema final.
O objetivo da prototipação evolucionária é fornecer um sistema funcional aos usuários finais. Isso significa que, normalmente, o processo se inicia com os requisitos dos usuário que são mais bem compreendidos e com os que tem maior prioridade. Os requisitos de menor prioridade e os mais vagos são implementados quando e se eles forem solicitados pelos usuários.
3.2 - PROTOTIPAÇÃO DESCARTAVÉL
Essa abordagem amplia o processo de análise de requisitos, com intenção de reduzir os custos totais do ciclo de vida. A função principal do protótipo é esclarecer os requisitos e fornecer informações adicionais para os gerentes avaliarem riscos de processo. Depois da avaliação, o protótipo é descartado. Ele não é utilizado com base para o