Portifolio
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS DE ATENÇÃO À CRIANÇA E ADOLESCENTE
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS DE ATENÇÃO À CRIANÇA E ADOLESCENTE
Trabalho interdisciplinar em grupo apresentado ao Curso de Serviço Social, V semestre, da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Direito e Legislação Social, Trabalho Profissional I, Políticas Sociais II e Planejamento Social.
Prof.: Edna Braun, JossanBatistute, Maria Lucimar, Rosane e GrasieliAliano.
ARCOVERDE - PE
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3 2 DESENVOLVIMENTO 4 3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
1 INTRODUÇÃO
A infância e a adolescência são uma fase de desenvolvimento e crescimento para qualquer ser humano. No período que denomina o sujeito uma criança vai de zero aos onze anos de idade. Para a adolescência caracteriza-se pela fase em que o desenvolvimento psicológico e físico das pessoas termina de se formar.
Apesar de ser algo tão importante, algumas pessoas ainda ignoram o fato de que a infância e adolescência é um período de desenvolvimento e amadurecimento dos indivíduos, bem como das condutas e comportamentos. Pode-se afirmar que crianças e adolescentes se encontram em situações de vulnerabilidade, que não tem seus direitos assegurados, e que não recebam intervenção de políticas sociais eficazes, estão mais propícios a vivenciarem situações de risco quando adulto.
Desta forma, este trabalho tem como objetivo debater os direitos das crianças e adolescentes e a construção de políticas públicas no Brasil. Primeiramente, abordando as legislações brasileiras que tratam em especial as questões pertinentes à infância e a juventude, bem como a importância da participação da sociedade civil nas políticas sociais, através da atuação nos Conselhos Tutelares e nos Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizando uma ressalva às políticas