Pim vii
______________________ n° _________
Trabalho de Biologia
(Carboidratos e Proteínas)
Porto Ferreira
- 2013 –
Introdução
Neste trabalho será inteiramente baseado no conceito de colesterol e proteínas e suas classes, funções no organismo, onde podemos encontrá-los e suas subclasses.
Também está presente nos conceitos alguns outros conceitos implícitos, mas que foram reformulados para o entendimento do principal foco conceitual visado nos termos biológicos.
Colesterol
O colesterol é um membro da família dos lipídios esteroides e, na sua forma pura, é um sólido cristalino, branco e inodoro. Apesar de em excesso ser prejudicial a nossa saúde, o colesterol é um composto essencial para a vida, estando presente nos tecidos de todos os animais.
Além de fazer parte da estrutura das membranas celulares, é também um reagente de partida para a biossíntese de vários hormônios como, (cortisol, aldosterona, testosterona, progesterona, estradiol), dos sais biliares e da vitamina D.
Sua produção no organismo
É obtido por meio de síntese celular e da dieta. Exceto em pessoas com alterações genéticas do metabolismo do colesterol, o excesso dele no sangue, sendo esse resultante de péssimos hábitos alimentares que possuímos (que são adquiridos desde a infância) e que nos levam a grande ingestão de colesterol e gorduras saturadas (geralmente de origem animal).
O colesterol endógeno é sintetizado pelo fígado, em um processo regulado por um sistema compensatório: quanto maior for à ingestão de colesterol vindo dos alimentos, menor é a quantidade sintetizada pelo fígado. Como é insolúvel em água e, consequentemente, no sangue, para ser transportado na liga-se a algumas proteínas e outros lipídeos