Renascimento
ATIVIDADES P. 24
1. Qual era a forma de identidade social do homem medieval? R.: A forma de identidade social do homem medieval era baseada na propriedade fundiária e no clã. 2. O que você aprendeu nesse capítulo sobre a mentalidade do homem renascentista? R.: Aprendi que o homem renascentista deixou de acreditar em tudo que a igreja católica dizia e passou a questionar. Abandonou a concepção de que ele era um pecador e que sempre estava em dívida com Deus, o homem passou a se ocupar com assuntos voltados a vida terrena e não mais com a vida após a morte. O homem renascentista também começou a se importar com o conhecimento, a natureza e o capitalismo.
3. Como a tutela da igreja impedia o florescimento do pensamento e da critíca social? R.: Doutrinando a sociedade com a ideia de que o homem é um pe- cador, que o conhecimento só ela detinha por ser revelado e, que a vida era conforme os designos de Deus.
4. Você acha que, hoje, a igreja católica impede ou incentiva o desenvolvimento do pensamento e da critíca social? Faça uma pesquisa a respeito utilizando notícias sobre as campanhas empreeendidas pela igreja e que estão presentes nos meios de comunicação de massa. R.: Eu penso que a igreja tenta impedir, porém, ela não consegue devido a rapidez que as informações circulam no mundo, o conhecimento está disponível a qualquer pessoa e isso faz com a sociedade/individuo tome suas decisões baseada nos conhecimentos que ele tem. Acredito que países fechados como a Coréia do Norte onde o governo controla tudo é muito mais prejudicial ao desenvolvimento do pensamento e da critíca social.
5. O que você entendeu por utopia? Escreva com suas palavras a partir