Deuses da mitologia grega
A religião grega era politeísta (crença em vários deuses) e antropomórfica, ou seja, cultuava deuses que possuíam várias características humanas, desde a forma corporal atlética, escultural, bela e vigorosa, até o comportamento. Esses deuses habitavam o Monte Olimpo, ponto culminante da Grécia. Os deuses, de acordo com os gregos, eram a expressão de um ser humano perfeito. Magníficos templos foram construídos para a realização de cultos a eles. As narrativas de Hesíodo em “Teogonia” explicam sobre o surgimento e a história dos deuses.
De acordo com os gregos, o Universo não fora criado pelos deuses, mas sim ao contrário. Céu e Terra geraram os titãs, também conhecidos como deuses antigos. O mais importante, Cronos, reinava sobre todos os outros. Uma entidade chamada Destino determinara que esse titã seria destronado por um de seus filhos. Então, mal eles saíam do ventre materno de sua esposa chamada Reia, Cronos os devorava. Foi então que ela decidiu esconder o último nascido para salvá-lo. O nome desse filho era Zeus - ele foi o responsável por cumprir a profecia e destronar Cronos. Zeus também retirou seus irmãos do estômago de seu pai, passando a reinar com os mesmos sobre o mundo, em seu palácio no topo do monte Olimpo.
Há uma divisão categórica: por exemplo, deuses mais poderosos e deuses do Olimpo, que por sua vez já se dividem em outras várias classes. Dentre elas está a classe A superior, onde se encontra Zeus, governante de todos eles. Na inferior, encontra-se Hades, irmão de Zeus e governante dos infernos.
Deuses da mitologia grega
Adonis Nascido da casca de uma árvore, é o mais belo dos