Portifolio
No atual estágio de desenvolvimento da sociedade, é impossível imaginar o mundo sem o uso do aço. Automóveis, aviões, navios, linhas de transmissão de energia elétrica, tubulações de água, redes integradas de telefonia, etc. são feitos de aço. A produção de aço é um forte indicador do estágio de desenvolvimento econômico de um país. Seu consumo cresce proporcionalmente à construção de edifícios, execução de obras públicas, instalação de meios de comunicação e produção de equipamentos e etc.
O que é o aço?
O aço é uma liga de Ferro-Carbono, produzido nas siderúrgicas por diferentes processos, na maioria das vezes pelo refino do gusa ( obtido em altos fornos pela transformação do minério de ferro ), pela refusão da sucata e em menor quantidade, por redução direta do minério.
Tipos de aço
Existem inúmeros tipos de aços, diferindo uns dos outros pela composição, que lhes comunica variadas características mecânicas. Há aços comuns, aços de construção, aços inoxidáveis e ainda os aços especiais destinados ao fabrico de ferramentas e utensílios. Na produção de aços especiais, entram na liga, além do carbono, vários outros elementos como o cromo, o níquel, o fósforo, que lhes dão as propriedades particulares. Geralmente, por razões econômicas, produz-se primeiro o aço comum (que encontra aplicação em grande número de fábricas e construções) e, posteriormente, através de elaboração especial, aços com as qualidades requeridas.
Classificação dos Aços
Aços Estruturais são vergalhões para reforço de concreto, barras, chapas e perfis para aplicações estruturais. São aqueles que são adequados para o uso em elementos que suportam cargas. Os principais requisitos para os aços destinados à aplicação estrutural são:
· elevada tensão de escoamento para prevenir a deformação plástica generalizada;
· elevada tenacidade para prevenir fratura rápida (frágil) e catastrófica;
· boa