Portifolio
A escola enquanto instituição possuidora do saber precisa compreender sua importância na formação de um sujeito que atua em uma sociedade e deve contribuir positivamente para que esse saber seja trabalhado de forma coerente, prática e lógica; estando em sintonia com o que mundo oferece através da mídia: como a informatização e o dinamismo.
O professor, por sua vez, deve considerar no exercício de sua função o aluno como sujeito de múltiplas relações, que por estar em processo de formação, deve ser considerado em sua totalidade. Assim, deve assegurar ao educando uma formação crítica, capaz de levá-lo a refletir sobre temáticas cotidianas e interferir positivamente em seu meio e, sobretudo, em sua vida para transformá-la.
Os docentes devem se preocupar, também, com a arte do ensinar. Não basta ser um bom pesquisador, necessário se faz que seja, também, um bom transmissor de conhecimentos e formador de opinião.
A FUNÇÃO DA ESCOLA, PAPEL DO PROFESSOR E OS MÉTODOS DE ENSINO.
A educação nas sociedades primitivas acontecia, por meio de socialização em atividades cotidianas, entre os membros das gerações mais novas e os próprios adultos na comunidade. Surgem então novas formas de efetivar o processo educacional de crianças e jovens, essas maneiras antecedem da sociedade contemporânea, na qual a forma predominante de educação tem sido escolar.
A escola é uma instituição social que visa expressamente o desenvolvimento das habilidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem de conteúdos que viabilizará a participação e integração desse aluno como cidadão. O pensamento marxista nos diz muito como combater a alienação e desumanização através da ominilateralidade com a educação politécnica, onde o indivíduo se desenvolve em vários sentidos. Para isso seria necessário aprender competências que são indispensáveis para a compreensão do mundo físico e social. O filósofo alertava para o risco de a escola