portifolio
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCEITO DE ORÇAMENTO 4
3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL 6
4 Pontos positivos do orçamento para a gestão 7
5 questões tributárias para o orçamento 8
6 imunidade tributária 9
7 isenções tributárias 11
8 BALANÇO PATRIMONIAL 12
4 PROCESSO contábil 21
9 DESCONTOS SIMPLES 25
10 análise mercadológica regional 27
11 conclusao 31 REFERÊNCIAS 32
1 INTRODUÇÃO
Este Trabalho tem como objetivo esclarecer o tema sobre GESTÃO E ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS.
O foco desta matéria será estudar as empresas por uma perspectiva administrativa, por um enfoque de gestão empresarial. Iremos estudar nesta disciplina, ás áreas de decisão do gestor ou administrador financeiro, entenderá a necessidade de capital através do calculo do capital circulante liquido e da necessidade de capital de giro, como elaborar um orçamento empresarial, quais as áreas envolvidas, quais os tipos de orçamento.
2 CONCEITO DE ORÇAMENTO
No que diz respeito ás fases do orçamento, deverá ser iniciado com pelo menos três meses de antecedência da sua implementação, partindo do inventário das hipóteses e seguida pela escolha das hipóteses que puderem ser validadas, implementação das hipóteses e acompanhamento dos resultados – controle.
Os orçamentos dividem-se em: (a) orçamento de vendas, (b) orçamento de produção, (c) orçamento de custos da produção, (d) orçamento de custos administrativos e com vendas, (e) orçamento de outros itens DR – demonstrativo de resultados, (f) orçamento de capital e (g) orçamento de caixa.
O orçamento segundo Welsch (1983), é um planejamento administrativo de todas as operações da empresa, a qual objetiva os acontecimentos de um período futuro definido.
Segundo Perez Junior, Pestana e Franco (1997), o papel do orçamento na gestão de uma empresa é compreendido de melhor forma quando relacionado as funções