Portifolio
Elaine Coutinho Veloso - RU 338595
PORTIFÓLIO DA UTA LÍNGUA PORTUGUESA
ITAPEVI
2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Elaine Coutinho Veloso - RU 338595
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa no Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER.
Tutora Local: Vanderli Aparecida Coelho Galceron
Centro Associado: Itapevi
ITAPEVI
2011
Faça uma pesquisa no seu grupo de colegas de trabalho ou de colegas de classe e analise as variações linguísticas nos diversos níveis: fonético, lexical e sintático. Faça um relatório com exemplos.
A competência comunicativa através da língua dos seres humanos, com o tempo foi sofrendo variações lingüísticas, onde a sociedade determina o que é certo ou errado. Segundo as minhas pesquisas para elaboração deste relatório, existem dois tipos de variedades: os registros e os dialetos. Os registros apresentam o grau de formalismo, ou seja, formalidade da língua falada, o padrão culto, onde há uma sintonia com a língua escrita, para um a boa estruturação dos textos. Nos dialetos as variações ocorrem em várias dimensões: a territorial nas diferentes regiões (pronúncia); a social de acordo com a classe e nível de escolaridade, ou faixa-etária, ou ainda de acordo com o sexo (homem/mulher), ou seja, de acordo com as influências que o falante vivencia. Como a língua está sujeita a muitas variações, por causa da maneira uniforme com que a usamos, classificamos esse termo como variantes. Essas variações podem ocorrer de: época para época (diferença do português de hoje e dos nossos antepassados); de região para região (maneiras distintas de pronúncia); de grupo social para grupo social (diferenças sociais e econômicas); de situação para situação (usa-se a forma formal ou informal de acordo com a situação em que a pessoa se encontra), entre outras. Portanto, diante das variedades