Portifolio
Curso superior de tecnologia em gestão ambiental
VALDIR FARIAS LOPES
76923665
PORTIFÓLIO
RSU – RESÍDUO SÓLIDO URBANO
JANUÁRIA
2011
RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
INTRODUÇÃO
MaiS conhecido como lixo que é composto por itens que usamos todos os dias e depois jogamos fora, como embalagens de produtos, móveis, roupas, garrafas, restos de comida, jornais, eletrodomésticos tintas e baterias. Isto vem de escola, hospitais, empresas e também de nossas casas. Muitas das vezes são produtos que podem ser reciclados, não devendo assim, ter uma destinação final como aterro sanitário.
Atualmente no Brasil é produzido muito lixo, os RSU (resíduos sólidos urbanos) são um problema causado principalmente pela industrialização que trais muitas novidades para o mercado incentivando o consumo. O resíduo gerado cresce descontroladamente, segundo pesquisa feita pela ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Sólidos apontou um crescimento seis vezes maior do que a população. E mais: a quantidade de resíduos co destinação inadequada aumentou quase dois milhões de toneladas em 2010 relacionado a 2009. Baseados na pesquisa foram mais de 60 milhões de toneladas de lixo produzidos nos últimos doze meses, não implicando a isto o aumento populacional.
DESENVOLVIMENTO
A destinação final de tudo que é resultado do nosso consumismo tem vários caminhos, que pode ser: aterros sanitários regulamentados ou não; reciclagem; reaproveitamento; locais impróprios como ruas, praças, lotes vagos; incineração.
ATERRO SANITARIO Aterro sanitário: é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos sem tratamento proveniente de residências, indústrias, hospitais e construções. Atualmente regidos por normas rígidas que regulariza a sua implantação, os aterros sanitários são importantes, pois solucionam parte dos problemas causados pelo excesso de “lixo” gerado nos grandes centros urbanos, e são