Portifolio
Trabalho apresentado ás disciplinas de: Sociologia da Educação, Teoria Geral do Conhecimento , Processo Educativo no Contexto Histórico, Psicologia da Educação, da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. As respectivas professoras: Profª. Okçana Battini, Profª. Marcia Bastos, Profª. Bernadete Strang, Profª. Daniele Fioravante
Nova Lima
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9
1INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é propor uma discussão acerca do homem enquanto sujeito e construtor de uma sociedade, e os meios historicamente utilizados por ele, seus mitos, sua linguagem na construção desta sociedade.
Queremos neste trabalho responder as seguintes perguntas: Como o homem em determinados momentos históricos vai se construindo enquanto sujeito e constrói sua cultura e sociedade? Como podemos fazer uma relação entre mito e cotidiano? Como a aquisição da linguagem pelo sujeito pode ajudar o desenvolvimento dele mesmo e dos grupos dos quais se insere?
Por conseguinte, queremos relacionar as respostas dessas perguntas acima, interligando-as com a nossa impressão acerca do filme de Manoel de Oliveira, denominado “Um filme falado” que conta a viagem de uma professora de História, e sua pequena filha, do Porto de Lisboa a Bombaim na Índia, apresentando a trajetória da constituição do Ocidente. A cada grande cidade ou local de evento relevante, a professora relata a criança os feitos políticos, os principais combates, os atos de resistência, a grandiosidade da arte, os mitos, a linguagem da nossa sociedade.
O filme de Manoel de Oliveira, lançado em 2003, guarda bons momentos de silêncio na observação de arquiteturas ou esculturas, no navio que rompe o mar. Mas, como deixa claro o título da película, o falar predomina, expõe tanto o brilhantismo como as fraturas da civilização ocidental.
2DESENVOLVIMENTO
A história do homem é a história da própria cultura. O processo de hominização dá-se através da