Portifolio
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL
AURIFRÃNIA DOS REIS GOMES
COMPOSTAGEM
BRASILÉIA
2011
AURIFRÃNIA DOS REIS GOMES
COMPOSTAGEM
Trabalho apresentado ao Curso de gestão ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: intodução a gestão ambienta; ecologia aplicada e gestão da biodiversidade; química ambiental; geologia e geomorfologia ambiental.
Prof. Cristina Célia Krawulski, William Luiz Da Cunha, Kênia Zanetti, Ewerton De Oliveira Pires.
Brasiléia
2011
Compostagem
Em nosso meio ambiente existe uma técnica para enriquecer e recuperar o solo. Essa técnica é a compostagem. Ela não tem custo financeiro alto, é diariamente vista e usada por pessoas que a conhecem, e também por pessoas que não a conhecem. A compostagem passa por três etapas:
Primeira etapa: Decomposição: Nela a matéria orgânica pode chegar com temperatura de 65 - 70°C, com essa temperatura é possível eliminar os microorganismos existentes patogênicos.
Segunda etapa: É a etapa da maturação, estão presentes as bactérias, actinomicetos e fungos. A temperatura fica no intervalo de 45-30°C, e o tempo pode variar de dois a quatros meses.
Terceira etapa: Nela é a etapa da celulose e lignina, são componentes de difícil degradação, são transformadas em substâncias húmicas, pode aparecer no composto a presença de minhocas. Seu aspecto é próximo a de terra vegetal. Seu intervalo de temperatura diminui para 25-30°C.
Um lixo domiciliar tem a quantidade necessária de microorganismos para a degradação da matéria orgânica. Quando é controlado a umidade e a aeração estes microorganismos distribuem-se e multiplicam-se pela massa do lixo. Os principais microorganismos responsáveis pela compostagem são as bactérias, os