portifolio micro e macro economia
Microeconomia e Macroeconomia
A palavra mercado em si, pode ter diversos significados, desde se referir a uma economia ao todo, ou a um produto, um local especifico. O mercado agrícola, mercado de automóveis, de livros...até finalmente, o setor supermercadista.
Um mercado é constituído por compradores e vendedores. As relações entre compradores e vendedores seguem alguns padrões, dependendo é claro, do tamanho deste mercado, do número pessoas (compradores e vendedores) que ali atuam, e até mesmo, o tipo de produtos que são vendidos. Essas características revelam algumas estruturas básicas de mercado:
*Concorrência perfeita
*Monopólio
*Concorrência monopolística
*Oligopólio
Na literatura econômica, o monopólio, o oligopólio e a concorrência monopolística são chamados de: Mercados imperfeitos.
Concorrência perfeita: É um tipo de mercado aonde existe um grande numero de compradores e vendedores. Todos pequenos em relação ao mercado em si, sendo assim impossível de afetar a oferta e a procura para interferir no preço do produto. As empresas tem livre entrada e saída do mercado, sem regras para que uma empresa nova entre ou a antiga saia.
Na concorrência perfeita, é o mercado quem comanda os preços dos produtos vendidos, tirando a exploração do consumidor, fazendo com que os preços sejam... “justos”, iguais ao custo; o que é chamado de “lucro normal”. O produtor por ser apenas mais uma peça desse mercado, recebe o preço, mais não tem poder de altera-lo.
É claro que na teoria, é quase impossível que a concorrência perfeita aconteça, o exemplo mais próximo da concorrência perfeita é a bolsa de valores ou o mercado agrícola.
Monopólio: É um tipo de mercado que é o avesso da concorrência perfeita. É o caso, aonde só existe um fornecedor de tal produto, ou no caso dos supermercados, apenas uma empresa no local. No monopólio o monopolista tem total controle dos preços dos seus produtos, já que