portfolio
Crianças Invisíveis Bilú e João
Crateús – Ce
2012
PORTIFOLIO INDIVIDUAL REFERENTE AO 3º SEMESTRE UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ (UNOPAR)
BRUNA MARQUES MOREIRA
Essa produção textual constitui-se através do filme “Crianças Invisíveis” dirigido pelos cineastas Medhi Charef (África do Sul), Emir Kusturica (Sérvia - Montenegro), Spike Lee (Estados Unidos), Katia Lund (Brasil), Jordan Scott e Ridley Scott (Inglaterra), Stefano Veneruso (Itália) e John Woo (China).
Este filme, feito para beneficiar a UNICEF e o Programa Mundial de Alimentação, tem como tema a vivência das crianças desde o Burkina Faso à Cina, desde as favelas do Brasil a Brooklyn nos Estados Unidos, passando pela Europa. Os realizadores doaram o seu trabalho e tiveram total liberdade artística. A canção dos créditos finais, "Teach me again", é interpretada por Elisa e Tina Turner.
SUMÁRIO :
Introdução -------------------------------------------------------------------------------01
Desenvolvimento -----------------------------------------------------------------------02
Conclusão--------------------------------------------------------------------------------04
Biografia e Referências ----------------------------------------------------------------06
Tanza, Ciro, Uros, Bilu, João e Song Song são alguns dos jovens protagonistas do filme. As suas histórias, falam em nome de milhões de crianças que não têm direito a um nome ou a um rosto: histórias de violação dos direitos humanos, má nutrição e pobreza, mas também de crianças que anseiam por um futuro melhor, mesmo sendo trabalhadores ilegais, crianças forçadas a entrarem nas guerras dos adultos ou jovens vítimas da epidemia da SIDA. O filme dá voz a essas crianças, tornando-as visíveis e, ao