Portfolio individual
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 GESTÃO DE PESSOAS 4
2.2 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL 7
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de estudar o caso da farmácia de manipulação de produtos fármacos, tendo como exemplo a farmácia Quintessência, que há 20 anos atua no mercado de medicamentos manipulados do Brasil.
O objetivo geral da pesquisa é aprofundar a visão sistêmica na administração de uma empresa, empregando a interdisciplinaridade na gerência e no processo de tomada de decisão.
Tendo como objetivo específico, desenvolver no aluno a visão critica e inovadora de sistemas de gestão empresarial. Aprimorar novos conceitos da gestão moderna de empresas do ramo de fármacos manipulados no país. Aprofundar no discente as ferramentas da administração financeira, no funcionamento orgânico de uma empresa/farmácia de manipulação.
A empresa escolhida para o desenvolvimento do estudo de caso foi a farmácia Quintessência que logo abaixo descreveremos seu histórico de forma sucinta.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Gestão de Pessoas
1) Analisar as Ações de Gestão de Pessoas no que diz respeito ao Planejamento Estratégico da Organização (histórico da organização; Missão, Visão e Valores organizacionais).
Na década de 80, com o surgimento das farmácias de manipulação, quatro jovens farmacêuticos, recém-formados, resolveram se unir em torno de um ideal comum: montar uma farmácia homeopática. Assim, em 29 de novembro de 1986, foi fundada em Bonsucesso a primeira Quintessência.
Naquela época, os quatro sócios com idades em torno de 25 anos, aliaram seu conhecimento e força de trabalho e durante 02 anos exerceram todas as funções dentro da farmácia, desde a limpeza ate a visitação médica. Em 1988 conseguiram abrir uma nova filial. Desta vez, no Flamengo, atendendo a um público com demandas e expectativas diferentes do público de Bonsucesso e já podendo