Portel
Portel
Introdução
Neste
trabalho vou apresentar a Lenda da freguesia de Portel.
Lenda
Há
750 anos atrás nasceu a vila de Portel. Tudo começou na corte de D. Afonso III e um nobre chamado D. João Peres de Aboim.
D. Afonso acabou por ser nomeado rei, vindo a ocupar o lugar do seu irmão D. Sancho.
D.
Afonso
lll
Por
estes tempos ainda se lutava pela reconquista cristã porque os mouros ainda habitavam uma parte do Algarve. D. Afonso III, com a ajuda de outros cavaleiros conseguiram em 1247, conquistar definitivamente o Algarve aos muçulmanos. Um desses cavaleiros era D. João
Peres de Aboim, que continuava a acompanhar e auxiliar o rei em todos os serviços que ele lhe pedisse. Em troca desses favores, resolveu o rei doar-lhe grandes extensões de terra em várias regiões do reino, uma delas o conselho de Portel.
D. João
Peres de
Aboim
No
ano de 1261, estando a corte em Lisboa, D.
Afonso III, concedeu uma carta de autorização para que D. João Peres de Aboim pudesse construir, nas suas novas terras, um castelo e fortaleza. D.
João Peres de Aboim casou com D. Marinha
Afonso e teve dois filhos, um rapaz e uma rapariga. O primogénito que era o rapaz, chamavase Pedro Eanes e a rapariga veio a chamar-se
Maria Eanes. D. Pedro Eanes já tinha 14 anos quando o seu pai decidiu reunir a comitiva e embarcar para as suas novas terras no Alentejo levando o seu filho com ele.
Como
D. João não conhecia muito bem o seu novo termo e este ocupava toda a serra de Portel, foi necessário pedir indicações em Évora, sobre o caminho que deveriam seguir para chegar ao lugar de "Portel Mafomade" que o mesmo é dizer ao lugar de "Portel-o-Velho“.
As pessoas dos concelhos de Évora, Monsaraz e
Beja, que antes tinham a posse de todas aquelas terras, não viam com bons olhos aquela doação nem a presença daquele Rico-Homem como novo
Senhor da serra e como tal tinham-se reunido e