Portais - Cloud
2. Porque foi escrito, quais os objetivos?
Os ambientes de nuvem não são implementados utilizando padrões comuns, cada um possui sua própria API, ferramenta de desenvolvimento, mecanismo de virtualização, características de governança, tecnologia de implantação e gerenciamento de recursos. Consequentemente os usuários tendem a optar por implementar suas aplicações em um ambiente específico, tornando-se altamente dependentes de um único provedor de nuvem, sendo impossibilitado de aproveitar as melhores características de diferentes ambientes, implicando que em caso de indisponibilidade de um serviço do ambiente, a aplicação não tem flexibilidade de recorrer ao serviço equivalente em outro ambiente. O objetivo é mostrar os aspectos de implementação e implantação de uma aplicação usando três importantes ambientes de nuvem AWS, GAE e OpenStak, para analisar as dificuldades.
3. Tem experimento, qual foi a metodologia aplicada?
Para experimento foi feito um estudo de caso com o sistema Health Watcher (HW), que se trata de uma aplicação WEB para registro de queixas e outras informações sobre problemas de saúde em uma cidade.
4. Quais os resultados obtidos?
Pode-se destacar que devemos ter cuidados com o uso alguns serviços, como autenticação, persistência, log e armazenamento de arquivos. Também pudemos observar que alguns serviços demandaram menos recursos financeiros, que outros, dependendo do conceito nuvem pública versus nuvem privada.
5. Tem comparação com artigos e trabalhos correlatos?
Utiliza boa relação de referências como base de comparação.
6. Qual a relevância, tecnológica / engenharia?
A relevância é enorme, já que