porta em porta
TEORIA GERAL DA
ADMINISTRAÇÃO
3º SEM
PROFESSOR: Nilson Zanchi
USO EXCLUSIVO DA ESCOLA – 2014
1. Introdução a TGA:
1.1 – Noções introdutórias A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A Administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorrem dentro da organização. A Administração é imprescindível para existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem a Administração, as organizações jamais teriam condições de existir e crescer. A Teoria Geral da Administração (TGA) é o campo do conhecimento humano que trata do estudo da Administração das organizações.
Em cada organização, o administrador define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade.
O administrador bem-sucedido em uma organização pode não ser em outra. Ele não é julgado pelo que sabe a respeito das funções que exerce em sua especialidade, mas pela maneira como realiza seu trabalho e pelos resultados que obtém dos recursos disponíveis. O conhecimento do administrador é apenas um dos múltiplos aspectos da sua capacitação profissional. Ele é avaliado pelo seu modo de agir, suas atitudes, conhecimentos habilidades, competências, personalidade e estilo de trabalho. Não existe uma única maneira certa de um administrador agir. Pelo contrário, existem várias maneiras de levar a cabo as tarefas nas empresas.
Existem três tipos de habilidades: técnicas, humanas e conceituais.
Habilidades Técnicas: consistem em usar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos para a realização de tarefas por meio da experiência profissional. Estão relacionadas com o fazer, com o trabalho com coisas estáticas e inertes, como processos materiais ou objetos