de porta em porta
Bill sofre as consequências de uma paralisia cerebral por causa de complicações que sofrera durante o parto. A limitação motora que lhe atinge os membros, dificultando-lhe movimentos básicos, o corpo ligeiramente curvado e a dicção marcada pela fala mal articulada são fatores que lhe dão um aspecto caricatural, motivo de zombarias de alguns, de descaso e descrédito de outros, e ainda de preconceito. Para piorar, a natureza o agraciou com um par de orelhas que mais fazem lembrar duas abanas prestes a alçar voo carregando consigo a cabeça.
A história tem início quando Bill - na interpretação magistral de William H. Macy -, acompanhado pela mãe que o apoia incondicionalmente, sai pelas ruas de Portland a procura de emprego. Após receber inúmeras negativas aos seus pedidos, todas motivadas por um julgamento preconceituoso a seu respeito, Bill lança o seguinte desafio ao presidente da Watkins: pede que lhe deem um mês de experiência na pior rota comercial da empresa, prazo que ele garante ser suficiente para atingir a meta de vendas e conquistar, com isso, o posto de vendedor ambulante - em inglês, “door to door salesman” (literalmente “vendedor de porta em porta”).
Paciência e persistência
Em sua longa jornada, Bill se vale de importantes qualidades para superar as dificuldades da profissão. A “paciência” e a “persistência”, somadas, ainda, à sua habilidade persuasiva e ao seu carisma, dão-lhe as condições para alcançar as expectativas de venda estabelecidas pelo programa de