de porta em porta
Núcleo gerador 1: Liberdade e responsabilidade democráticas
Domínio de Referência: DR1-Contexto Privado/ Tema: Liberdade e responsabilidade pessoal
Competência: Reconhecer constrangimentos e espaços de liberdade pessoal
O filme baseia-se na história real de um homem, chamado Bill Porter, portador de paralisia cerebral em decorrência de um problema em seu parto e que, apesar de todos os problemas, dificuldades e preconceitos tornou-se o melhor vendedor da “Watkins Company”, empresa na qual sonhava em trabalhar. Devido à paralisia, Bill tinha limitações na fala e nos movimentos, porém encontra em sua mãe motivação e incentivo para ir em busca do emprego que tanto almejava, mesmo sendo rejeitado nos lugares em que frequentava devido à sua “condição diferente”.
Cuidadosamente vestido com a ajuda da mãe, Bill vai em busca de uma oportunidade como vendedor de “porta em porta” de uma empresa comercial que vendia um pouco de tudo, chamada Watkins Company. O chefe do departamento recusa-se a dar o emprego a ele, mas Bill, ao ver a sua mãe ansiosa e esperançosa quanto ao novo emprego, retorna e com paciência e persistência, consegue o emprego convencendo o seu futuro chefe a lhe dar a pior área de atuação na cidade pela dificuldade em realizar vendas, pois não teria nada a perder.
A partir de então, Bill inicia sua trajetória de superação. Indo de porta em porta, muitas vezes é ignorado, pois é visto pelos outros como incapaz e medonho pela forma de andar e falar.
Num belo dia conseguiu fazer a sua primeira venda, para uma alcoólatra solitária, e então não parou mais. Caminhava quilômetros por dia aprendendo a superar os “nãos” que recebia. Aprendeu a entender as necessidades dos clientes, ouvir legitimamente, quebrar todo e qualquer tipo de preconceito, e tornou-se com o passar do tempo, o “amigo” vendedor que dava conselhos, que era o ombro amigo e que aparecia nos momentos de tristeza e angústia. Ele acaba