Porta corta fogo
Manual Técnico
PORTAS CORTA FOGO
PARA SAÍDAS DE EMERGÊNCIA
(CLASSES P-60, P-90 e P-120)
DEFINIÇÃO:
Porta do tipo de abrir com eixo vertical, constituída por folha, batente ou contra marco e ferragens, que tem por finalidade impedir ou retardar a propagação do fogo e calor de um ambiente para o outro. Instalado ao nível do piso, destina-se a passagem de pessoas.
A Porta Corta-Fogo para saída de emergência do tipo de abrir com eixo vertical, é fabricada segundo a NBR 11742/97 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), sendo nossos modelos enquadrados nas Classes P-60, P-90 e P-120, resistentes a ação do fogo por sessenta, noventa e cento e vinte minutos respectivamente.
Em relação a seleção ou escolha da Classe da PCF a ser empregada em uma edificação, o cliente deverá verificar tal fato junto a uma Unidade do Corpo de Bombeiros de sua região ou estado, pois existem critérios, considerações e peculiaridades diferentes que poderão ser adotados.
As Portas Corta Fogo juntamente com seus acessórios instalados são testados periodicamente no Laboratório de Engenharia de Segurança (IPT/SP) sob acompanhamento da ABNT.
As Portas Corta Fogo para saídas de emergência são indicadas para instalação nos seguintes locais entre outros:
• antecâmaras e escadas de edifícios; • áreas de refúgio; • locais de acesso restrito, que se comunicam diretamente com rotas de fuga; • acesso as passarelas e intercomunicação entre edifícios; • portas em corredores integrantes de rotas de fuga, etc.
CARACTERÍSTICAS / FUNCIONAMENTO:
O Conjunto de Porta Corta Fogo (Marco + Folha) é fabricado com materiais incombustíveis (ponto de fusão acima de 1000ºC), no qual a Folha gira em torno de um eixo vertical posicionado em uma de suas bordas (lateral esquerda ou direita). A folha de Porta Corta Fogo funciona no requadro do marco, onde é