portas corta fogo
Um equipamento comum em nossa vida – quer estando em casa (para aqueles que residem em apartamentos) quer em nossos momentos de lazer, a porta corta-fogo não costuma chamar muito nossa atenção, salvo quando em um teatro ou cinema somos informados de que “...nas laterais há portas corta-fogo destravadas e com barras anti-pânico...”. A utilizamos como passagem no dia-a-dia e muitas vezes não nos damos conta de sua importância.
Definição
Seu papel é o de conter as chamas e o calor provenientes do fogo, razão pela qual ela é o equipamento aplicado nas saídas de emergência e nas escadas de incêndio, oferecendo um caminho seguro tanto para a fuga dos civis quanto para o acesso dos bombeiros que irão combater o fogo. Por definição a porta corta-fogo é do tipo de abrir com eixo vertical, composta de batente, ferragens e da porta em si, com a função de impedir ou retardar a propagação do fogo e calor, as mesmas devem atender ao disposto na norma NBR 11742 para saída de emergência e NBR 11711 para compartimentação em ambientes comerciais e industriais.
A capa e o revestimento da folha da porta devem ser constituídos por materiais incombustíveis classificados de acordo com a ISO 1182, apresentando ΔT ≤ 30°C, Δm ≤ 50% e tf = 0s. O material que compõe o miolo pode ser classificado como homogêneo ou não homogêneo, e em função disto estará submetido a exigências distintas relativas à combustibilidade O produto homogêneo é aquele constituído de um só material e que apresenta massa volumétrica e composição uniformes. O produto não homogêneo não atende ao critério de produto homogêneo, sendo constituído por um ou mais componentes substanciais e/ou não substanciais.
Porta corta fogo industrial NBR 11711. (Separação de riscos)
A Porta corta-fogo industrial, fabricada conforme Norma NBR-11711 da ABNT, tem como finalidade principal o fechamento ou divisão de áreas de riscos, impedindo a propagação do fogo.
São fabricadas com núcleo de