Port
Análise de Projetos Setor de Siderurgia – Contexto de e volução no século XX e XXI
:: Portfólio
OBJETIVO Desenvolvimento analítico sobre um dos setores da economia interna que influencia outros segmentos. O objetivo é buscar o raciocínio lógico, desenvolvendo a capacidade de interpretação e visão global das tendências de mercado.
ORIENTAÇÃO Caro Aluno, Leia o texto a seguir atentamente e responda as questões propostas. O portfólio deve ser elaborado conforme o padrão de entrega e postado até a data e horário limite. Sugestão: Para ampliar seu entendimento, você pode utilizar as referencias bibliográficas indicadas no final do texto. Lembre-se de fazer referência da fonte utilizada em sua pesquisa.
DESCRIÇÃO BASEADO NO LIVRO TEXTO Setor de Siderurgia – Contexto de evolução no século XX e XXI
1
Conforme relatório “Impactos da Privatização no Setor Siderúrgico”, publicado pelo BNDES (2001), a siderurgia mundial apresentou três estágios relevantes de evolução no século XX. O primeiro corresponde ao período pós-guerra até a década de 70, no qual a taxa média de crescimento da produção de aço bruto foi cerca de 5% ao ano. Nessa fase, a siderurgia mundial era predominantemente estatal: o índice de estatização da produção de aço atingiu 75% em 1980.
1
BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Banco de fomento subordinado ao Ministério da Economia do Governo Federal do Brasil
No segundo estágio, na década de 80, o setor caracterizou-se pela estagnação com produção em torno de 700 milhões de t/ano e pela desaceleração do crescimento das economias desenvolvidas. Essa fase com super-oferta de aço e preços em queda, caracterizou-se também pela intensificação do uso de materiais substitutos como alumínio, plástico e cerâmica, ameaçando a hegemonia do aço.
A terceira fase, iniciada em 1988 até o final do século, caracterizou-se pela reestruturação, com profundas e constantes transformações do setor iniciadas a partir de um