Porque o futuro do trabalho do líder é a mudança
Líder, segundo uma das definições do dicionário Houaiss da língua portuguesa, é a pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras.
Sendo a liderança algo inato, ou seja, um talento ou um dom natural, ou desenvolvido ao longo da vida (pois sabemos que diversos líderes que alcançaram sucesso em seus ramos de atuação, confessaram terem sido alunos ruins, desinteressados ou mesmo terem sofrido humilhações nos tempos de escola , como é o caso de Abílio Diniz) é realmente verdadeiro afirmarmos que o fruto do trabalho do líder é a mudança.
Primeiramente há que se mudar interiormente, aprender a se conhecer, identificar os próprios pontos fortes e fracos, aprender a compreender a si próprio e suas reações, fortalecer-se mentalmente para lidar e superar limitações, investir em conhecimento e aplicar este conhecimento, treinar, arriscar, não se contentar com o “status quo” e buscar a excelência naquilo que se faz. Esta é a essência do líder.
Partindo deste princípio, pois a liderança começa no interior das pessoas e flui naturalmente para o exterior, o líder poderá apropriar-se de ferramentas diversas para potencializar seu talento impactando sua família, sua escola, seu ambiente de trabalho, sua comunidade e talvez o mundo. Conhecemos histórias destes tipos todos os dias e agora, ainda mais com o apoio da internet, novas histórias de líderes vitoriosos chegam a nós todos os dias. Onde houver um líder, ali se instalará a mudança, desde que ele se arrisque e, considerando os riscos do ambiente em que se encontra, trace um plano e persista em sua realização.
Os impactos e estilos de liderança em grandes empresas, tem sido estudados de forma científica e aprofundada atualmente, inclusive sendo desenvolvidas teorias sobre tipos de liderança e estilos adequados a cada momento da empresa ou do mercado ou ainda a abordagem que tem maiores possibilidades de sucesso com