Segredos da liderança
Resumo do livro:
AS CHAVES DA LIDERANÇA
Os pensadores mais brilhantes de hoje escrevem para os directores de amanhã.
26-05-08
Realizado por: Ana Rita F. Pedro Paula Alexandra F. Travessa
1. O CENÁRIO DO FUTURO
O futuro não descansa (Warren Bennis)
As DOZE PERGUNTAS PROBLEMÁTICAS que os directores têm de compreender e resolver, se quiserem triunfar nas organizações futuras: 1. Qual o aspecto do mundo das organizações no futuro? 2. Que se poderá dizer dos novos líderes? Serão estes tão competentes como os actuais? 3. O que se poderá dizer do futuro das organizações mais participativas? 4. Qualquer pessoa pode tornar-se um líder? Todas as pessoas deveriam aspirar à liderança? 5. O que podemos dizer das grandes mudanças demográficas que observamos? 6. O que se poderá dizer do contrato social entre empregadores e empregados, que pressupunha, até agora, lealdade e responsabilidade de ambas as partes?
1. O CENÁRIO DO FUTURO
O futuro não descansa (Warren Bennis)
As DOZE PERGUNTAS PROBLEMÁTICAS que os directores têm de compreender e resolver, se quiserem triunfar nas organizações futuras (cont.): 7. Temos ou necessitamos de uma teoria da mudança nas organizações? 8. Como aplicar a ética e a moral a uma organização? 9. Conseguiremos obter o “equilíbrio” entre o trabalho e a vida pessoal? 10. Onde conseguiremos os novos líderes? 11. Porque é que aumentou a demissão de directores gerais? 12. Qual o papel das escolas de negócios na formação dos líderes da geração vindoura?
1. O CENÁRIO DO FUTURO
Chegou finalmente a era do capital humano (Edward E. Lawler III)
As FONTES de VANTAGEM COMPETITIVA, segundo o autor, são:
Capital Humano Competências Críticas Em conjunto levam ao sucesso da Organização
Capacidades Organizativas
As Capacidades Organizativas e as Competências Criticas, dependem da formação e do talento dos empregados da Organização. Uma Empresa também necessita de bons sistemas