Instrumentos intermediários de análise
Instrumentos Intermediários de Análise
Objetivo:
Estre trabalho mostrará algumas maneiras de analisar – tirar informações e comparar – os demosntrativos financeiros. É bom ter em mente que o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício são os principais a serem analizados, porém antes de tomadas de decisões, para ter uma visão geral deve-se analisar todos os demonstrativos disponíveis e de importância, e saber interpretálos corretamente é de grande ajuda.
Justificativa:
Em meio a um universo onde errar é fácil, todo o cuidado é pouco e tudo precisa ser estudado com cuidado. Gerenciar uma empresa, investir em um empreendimento, administrar uma idéia, tudo exige estudo de todos os valores envolvidos, portanto é impressindível analizar e comparar as vantagens. Os demosntrativos financeiros são importantes meios para ter certeza do caminho a se tomar.
Introdução:
Além de avaliar a empresa, pensar na estrutura patrimonial, medir indicadores, é importante analisar intermediariamente os demonstrativos, atravéz de análises que revelem detalhadamente as condições da empresa. Veremos como fazeer isso.
Desenvolvimento:
Há duas maneiras intermediárias de fazer uma análise de demonstrativos financeiros: A Análise Vertical e a Análise Horizontal, que por sua vez pode ser Encadeada ou Anual. Vejamos a definição para cada uma delas:
Análise Vertical:
Essa análise trabalha com o percentual de uma determinada conta em relação a um valor-base. Ela serve para fazer um comparativo entre contas grandes, como ativo total, ativo circulante, passivo ou qualquer conta que deseja utilizar como base, no caso do Balanço Patrimonial, e outras contas menores, para se obter um parâmetro de representação. Utiliza-se a seguinte fórmula:
AV do BP = Conta patrimonial do Ativo ou do Passivo x 100 Ativo ou Passivo Total
Desta forma sabe-se que num determinado período a conta