Porque varias engenharias
POR QUE VÁRIAS ENGENHARIAS?
RIO DE JANEIRO
SUMÁRIO
Introdução III
Historia da Engenharia IV
Primeiras Engenharias IV
Ações e responsabilidades de um engenheiro IV
Ramos V
Bibliografia X
Introdução
A engenharia é uma ciência bastante abrangente que engloba uma série de ramos mais especializados, cada qual com uma ênfase mais específica em determinados campos de aplicação e em determinados tipos de tecnologia. Vejamos aqui os principais ramos da Engenharia, em ordem alfabética. O engenheiro que trabalha em qualquer dos ramos comentados geralmente requer conhecimento básico em outros campos, pois a maioria dos problemas são complexos e inter-relacionados.
Historia da Engenharia
O conceito de engenharia existe desde a antiguidade, a partir do momento em que o homem desenvolveu inventos primordiais como a polia, a alavanca e a roda. O termo "engenharia" em si tem um significado bem mais recente, derivando da palavra "engenheiro", que apareceu na língua portuguesa no início do século XVI e que se referia a alguém que construía ou operava um engenho. Naquela época, o termo "engenho" referia-se apenas a uma máquina de guerra como uma catapulta ou uma torre de assalto. A palavra "engenho", em si, tem uma origem ainda mais antiga, vindo do latim"ingenium" que significa "génio".
Mais tarde, à medida que o projeto de estruturas civis - como pontes e edifícios - amadureceu como uma especialidade técnica autônoma, entrou no léxico o termo "engenharia civil" como forma de distinção entre a atividade de construção daqueles projetos não militares e a mais antiga especialidade da engenharia militar. Hoje em dia, os significados