engenh
Data: 10 de maio de 2013
Horário: Início da entrevista – 19:06 Termino da entrevista – 20:08
Apresentação
Nome: Luis Antonio Barbieri Castilho
Local de formação: Faculdade de Engenharia de São José do Rio preto, Dom Pedro.
Período: de 1977 até 1982, fiz faculdade de engenharia civil.
1-
a) Quando você começou suas atividades profissionais?
Luis: - Comecei minhas atividades profissionais em 1978, em São José do Rio Preto, na Dom Pedro e me formei em 1982. Logo em seguida fiz pós graduação e mestrado na UNESP, em Ilha solteira.
b) Gostaria que você me falasse o que faz como profissional no seu contexto de trabalho.
Luis: - Eu como profissional trabalho com perícia judicial na área de Construção Civil e Topografia, que é é a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a sua situação e localização na Terra ou outros corpos astronômicos incluindo planetas, luas, e asteróides. É ainda o estudo dos princípios e métodos necessários para a descrição e representação das superfícies destes corpos, em especial para a sua cartografia. Tem a importância de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo, e ainda representá-las graficamente em plantas topográficas. Apesar de ter feito mestrado em recursos hídricos e hidráulicos, não trabalho muito com essa parte.
3- Em sua opinião, quais as condições necessárias para a realização do seu trabalho? Você as tem? Você tem autonomia nas suas decisões relacionadas a sua atividade?
Luis:- Tem que ter em primeiro lugar estudo, saber muito sobre o assunto, ter uma visão ampla do trabalho realizado, pois quando se é engenheiro civil se tem muita responsabilidade. Você precisa ser um bom profissional, e consequentemente terá clientes que te indicaram para outras pessoas. Sim, eu tenho essas condições e eu tenho autonomia, todo engenheiro tem que ter autonomia dentro de uma obra.
4- Você, nas suas