célula a combustível
Uma das maiores preocupação do planeta atualmente é a preservação do meio ambiente. O desequilíbrio na natureza causado pela ação humana resulta em danos ambientais de grandes proporções, que afetam toda a sociedade. Tratando-se de um assunto mundial, cabe a todos buscar um meio de minimizar a degeneração do planeta. O Brasil está entre os países que mais emitem gases poluentes do mundo, para a produção de energia elétrica. Um bom começo para diminuir significativamente essa emissão seria a substituição dos combustíveis mais utilizados nos dias atuais – os derivados do petróleo, que além de emitirem poluentes, não são renováveis – por uma tecnologia não poluente, as chamadas células a combustível, da qual trataremos a seguir.
O que é a Célula a Combustível?
A célula a combustível é um dispositivo silencioso que transforma energia química em energia elétrica, produzindo corrente contínua pela combustão eletroquímica a frio de um combustível gasoso, geralmente o hidrogênio, e liberando apenas água, por tanto, não causando danos ambientais, segundo a reação: H2 + O2 → H2O
A célula a combustível como sistema de conversão de energia foi inventada por sir William Grove no século XIX. Na época a ideia não foi muito explorada. Já no começo do século XX, a conversão de energia química em energia elétrica tornou-se mais relevante devido ao aumento do uso da eletricidade, no entanto só nos últimos quarenta anos começaram a surgir aplicações das células. Nesta ultima década, com o significativo crescimento da população mundial, necessitando de maior produção de energia elétrica, despertou-se maior interesse no desenvolvimento dessas células, e em suas aplicações.
COMO FUNCIONA O SISTEMA DE CONVERSÃO ELETROQUÍMICA DE ENERGIA A PARTIR DA CÉLULA A COMBUSTÍVEL?
1. penetração do hidrogênio gasoso no sistema
2. Divisão de elétrons e prótons
3. Elétrons se deslocam, afastando-se para energizar o motor
4. Prótons