Porque ler
A leitura é de suma importância para o ser humano. Ela é fundamental na formação do cidadão. Tem a função primordial de despertar e proporcionar conhecimento para construção da vida em sociedade e o exercício da cidadania.
Ler desenvolve a capacidade intelectual do indivíduo e a criatividade em sua relação com o meio externo. Proporciona um universo de coisas novas, que o torna dinâmico e perspicaz, além da diversão e um mundo de prazer. Pois lendo pode ir a lugares que nem se imagina. Permite-lhe saber e o mantem atualizado em relação com o que acontece diariamente e ao longo da história.
Ler, leva ao entendimento, possibilita contato com várias culturas, torna o indivíduo capaz de compreender as características sociais, culturais e naturais do universo no qual está inserido, compreendendo melhor os outros, pois assim tem conhecimento da história de vida que o cerca. Torna-o reflexivo e crítico sobre os fatos, podendo formar suas próprias opiniões sobre diferentes assuntos, adquirindo meios de combater as imposições decretadas, o que o conduz a um crescimento pessoal e a uma efetiva participação social. Adquire conhecimento, enriquece o vocabulário, melhora o raciocínio e a interpretação, fala e desenvolve a escrita com destreza e maior facilidade.
Com a prática da leitura, muitas dúvidas de escrita deixam de existir, pois se adquire um conhecimento mais amplo e diversificado, ajudando a criar uma familiaridade com o mundo da escrita, fixando a grafia correta das palavras.
Ler faz como que o indivíduo adquira cultura, o que lhe oferece maior capacidade de diálogo e o preparar melhor para atingir às necessidades de um mercado de trabalho.
Ler faz refletir, abre as portas para percepção, leva o indivíduo ao desejo de crescer e renovar-se constantemente, fazendo-o compreender melhor o sistema ao seu redor, tendo uma visão ampliada de mundo e seu horizonte de expectativas.
Bambergur (2002:32) expressa bem essa visão com a seguinte frase: “a