Porque as pessoas se demitem
Por que as pessoas pedem demissão ?
Passamos cada vez mais tempo no trabalho. Aliás, passamos tanto tempo trabalhando que nossas vidas acabam sendo definidas pelo trabalho. Logo, seria de esperar que as pessoas (e empresas) valorizassem a realização pessoal decorrente do lado profissional.
Mas infelizmente o que mais vemos são pessoas estressadas, infelizes, descontentes com seu emprego, sua empresa, o mercado, o governo, a vida. Por que isso acontece? Porque algumas pessoas são ótimas vendedoras, vivem felizes e ainda ganham bem? Por que outras não conseguem vender nada e se arrastam pela vida, esperando que algo mude ou que sejam demitidas?
Outra pergunta, talvez ainda mais importante: por que tantos líderes permitem que isso aconteça com gente trabalhando na sua equipe? O pior é que alguns até estimulam o stress e a insatisfação. Têm problemas crônicos de rotatividade e insatisfação na equipe, mas jogam a culpa nos vendedores.
Só que existe uma grande verdade: as pessoas pedem demissão por causa de seus chefes, não da empresa.
Parece que Marcus Buckingham e Curt Coffman, da Gallup Organizaton, descobriram a resposta. Eles são autores do livro First, Break All the Rules: What the Greatest Managers do Differently (Primeiro, Quebre Todas as Regras: O que os Maiores Gerentes do Mundo Fazem Diferente – ainda sem tradução no Brasil).
Os membros de uma equipe e os funcionários de uma empresa querem de seus superiores a mesma coisa que crianças esperam de seus pais: alguém que estabeleça expectativas claras e consistentes, preocupem-se com eles, valorizem suas qualidades únicas e encorajem seu crescimento e desenvolvimento.
Buckingham e Coffman desenvolveram um questionário de 12 perguntas, que deveria ser aplicado em qualquer empresa, para todos os funcionários. As respostas podem variar de 1 (Discordo totalmente) até 5 (Concordo totalmente). Quanto maiores os resultados no questionário, chamado de Q12 pelos autores, menos gente você