Relatório Educação Infantil
A adaptação da íris a nossa escola foi feita pela mamãe, sempre muito carinhosa e prestativa, nos ajudou neste momento. No início nossa princesa estranhou bastante, pois nunca havia ficado longe da família e estava acostumada a ter toda a atenção para si em casa, nestes momentos, chorava bastante e só se acalmava quando recebia um colinho. Aos poucos foi se soltando, conhecendo e espaço e criando vínculos com as educadoras. Hoje, sua chegada está tranqüila, assim que entra na salinha, já procura um brinquedo. Tem dificuldade ainda, para compartilhar objetos, mesmo que estes sejam da escola, quando escolhe uma boneca ou brinquedo, este passa a ser seu o dia inteiro, sendo difícil convencê-la a dividir com os colegas. Raramente entra em disputas, quando o faz, desiste com facilidade quando percebe que o outro coleguinha está decidido a disputar com ela, evitando conflitos prolongados. Logo que é convidada a participar de algo, ela primeiro analisa a situação, dá uma observada nos colegas e só depois começa a interagir com o que está sendo proposto. Aos poucos vem procurando interagir com os colegas, mas quando estes se aproximam demais, seja para brincar junto ou mesmo fazer um carinho, ela logo disfarça e se distancia.
Em nossas brincadeiras e rodas cantadas, observa com atenção tudo o que está sendo realizado, mas se mostra tímida na hora de dar as mãos ou cantar junto, preferindo fazer isso, um pouco mais afastada do grupo. Percebemos que observa com atenção e entende tudo que acontece ao seu redor, pois acompanha as cantigas com gestos, repetindo as coreografias que ensinamos.
Tem conversado bastante, chama o nome da professora Márcia quando quer alguma coisa, entende e executa com clareza os pedidos da professora de sentar para lanchar, fazer atividade ou de guardar brinquedos. Embora fale algumas palavras, ainda prefere se comunicar por gestos, apontando aquilo que deseja, neste instante, não tem seu pedido atendido de imediato e vem