EXPERIMENTOS DE FÍSICA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO FÍSICA
Aulas Experimentais de Física no
Ensino Médio
Alunos : Adriano
Pelusio Melgaço
Lorena Matos dos Santos Ribeiro
Orientador: Prof. Ms. Ronaldo César de Oliveira Paula
Salvador- 2007
Justificativa
As dificuldades e problemas que afetam o ensino de
Física não são recentes e têm sido diagnosticados há muitos anos, levando diferentes grupos de estudiosos e pesquisadores a refletirem sobre suas causas e conseqüências. Na procura por caminhos que realmente levem a mudança no cenário da Educação em Física, buscar novas idéias e alternativas não só em metodologias a empregar, mas também, para novos campos de conhecimento a serem trabalhados.
Objetivo
Identificar o papel das aulas experimentais no ensino da Física, procurando explicitar seus elementos constitutivos de modo a contribuir para uma melhor compreensão das diferentes formas de utilização da experimentação no ensino médio.
Fundamentação teórica
O ensino de Física, em sua forma tradicional, é visto pelos alunos como difícil, extremamente matematizado e distante de sua realidade. Esta verdade vai desde a formação dos professores até o planejamento dos conteúdos e aplicação em sala de aula.
Aprender a ser professor não é uma tarefa qualquer, pois ensinar é um processo difícil.
Segundo ABIB (2002), esse processo envolve múltiplas dimensões do ser professor: o pensar, o fazer, o sentir, o compartilhar, o decidir! Por ser um processo longo que vai se configurando principalmente a partir da ação pedagógica, as disciplinas de Prática de Ensino representam uma fundamental contribuição na formação de futuros professores. SHULMAN e TAMIR (apud Blosser, 1988), levantam como objetivos da atividade experimental de ensino, a formação de:
1. habilidades
2. conceitos
3. habilidades cognitivas
4. compreensão da natureza da